113904-5399
Entregamos em toda a zona
oeste (São Paulo / Capital)
Dicas
A escolha de uma cor muitas vezes é feita apenas por preferências pessoais, não levando em conta a influência que a cor pode ter sobre o ambiente em que é aplicada. As cores podem valorizar um ambiente de pequenas proporções, transmitir tranquilidade para um ambiente agitado ou, até mesmo, estimular a criatividade no local de trabalho ou estudo.
Tendo o amarelo como base, e seus matizes para os alaranjados e avermelhados, as cores quentes estimulam a circulação sangüínea do observador, aumentando a temperatura do corpo. São cores associadas ao calor, verão e vivacidade.
VermelhoÉ a mais excitante das cores pois estimula os jogos, o dinamismo, a ação, a energia e impulso. Em contra partida, pode levar a agitação excessiva. Ambientes com esta cor dão a sensação de que o tempo passa mais rápido.
Laranja Considerada como um subvermelho, essa cor traz dificuldade em conciliar racional e emocional e induz a comportamentos irrefletidos. É também a cor mais radiante.
Amarelo É a que mais estimula o intelecto, a criatividade. Representa o sol, princípio da vida, e também luzes de emergência, alerta.
Tendendo para o azul e suas derivações entre o verde e o violeta, as cores frias diminuem a circulação sangüínea do observador, reduzindo a temperatura corpórea. São cores associadas à calma, à harmonia, à paz, mas também à tristeza e a melancolia.
Verde alguns estudiosos o consideram como uma cor de transição entre as cores quentes e frias, por isso é tido como uma cor de harmonia e equilíbrio. Exige menos esforço dos músculos para a sua focalização e por essa razão, é mais relaxante, diminui a ansiedade, refresca e restaura.
Azul Causa a sensação de que o tempo passa mais lentamente e de profundidade. Acalma, seda, faz diminuir a pressão arterial.
Violeta É a mais correlacionada ao misticismo. Mistura entre vermelho (carne, matéria) e azul (céu, espírito).
É a luz total, o somatório de todas as cores. Promove aproximação, sugere libertação, pureza, higiene e ausência de perigo.
Relacionada à testosterona, representa agressividade, distanciamento, autoridade e disciplina. As cores que tendem para o preto, como o azul-marinho, marrom-escuro, e em especial, o cinza, geram uma grande tendência à depressão. Um ambiente muito escuro passa a impressão de que é menor em volume.
São cores diametralmente opostas dentro do círculocromático. Quando uma cor é colocada lado a lado com sua cor complementar, elas intensificam pelo contraste simultâneo. Quando desejamos chamar muita atenção para um objeto ou lugar, é só aplicarmos cores complementares, afinal, os opostos se completam e quando juntos criam um efeito visual fantástico. As cores complementares são relacionadas às cores primárias, então:
- Azul tem como cor complementar o Laranja;
- Vermelho tem como cor complementar o Verde;
- Amarelo tem como cor complementar o Violeta (ou Roxo).
Para transmitir segurança, conforto, senso histórico e sentimento tradicionalista a um ambiente, utilize os verdes e as cores envelhecidas, como por exemplo, os tons de marrom-escuro. Ideais para bibliotecas, restaurantes, bancos e livrarias, podendo abusar das madeiras escuras..
Cinzas, vermelhos e pretos compõem um ambiente profissional. As características adquiridas pela combinação dessas cores são a receptividade, dinamismo e racionalidade, ideais para o ambiente de trabalho. As cores de aspecto profissional não são muito recomendáveis para quartos e banheiros.
Inteligência, calma, harmonia, luminosidade e graça. A elegância de um ambiente pode ser repassada através da aplicação dos tons pastéis puxados para os amarelos pálidos e beges. A utilização de acessórios dourados completam a ambientação elegante.
O rosa-pálido e nos tons pastéis quentes com pinceladas de vermelho são perfeitos para criar uma atmosfera romântica. O rosa é sensual, cativante e cria um clima confortável. Para decorar ambientes românticos, os acessórios são muito importantes: porcelanas, tapetes e retratos pintados à mão dão um toque especial.
O poder do azul profundo é traduzido por conceitos como integridade, autoridade e dignidade, inspirando devoção a quem observa. Os acessórios que devem ser utilizados em uma ambientação clássica devem conter leves toques de dourado e tons quentes e envelhecidos, criando um clima diferenciado para interiores, além de transmitir respeito, estabilidade e responsabilidade.
A cor violeta é considerada como uma cor de encanto e fascínio, exercendo atração natural por seu símbolo esotérico. Nobreza, elevação espiritual, sabedoria e intuição são características atribuídas a um ambiente mágico. Amarelos e laranjas harmonizam a composição, dando um toque de graciosidade e leveza.
O azul-claro é a essência da composição calma, pois ele influencia diretamente no organismo humano, baixando a pressão sangüínea e a freqüência respiratória. Perfeito para interiores que pedem quietude e são ambientes de descanso e relaxamento. A ambientação calma é perfeita para quartos e banheiros, podendo ser adicionado a esses ambientes toques de amarelo e laranja.
As formas assimétricas e os tons de violeta são pura energia, principalmente quando são constratados com amarelos. Essa combinação representa o espírito jovem e ativo, anticonvencional e antitradicionalista, ideal quando se quer dar a idéia de novidade e inovação.